Opinião

Violência na cultura Tauromáquica? Tenham paciência, mas nunca envergonhámos o país

 Vergonha! É a única palavra que me assiste escrever sobre um caso que ocorreu este fim-de-semana em Portugal, num jogo de futebol.  Um jogador abandonou o campo pelos audíveis actos de racismo.

Tenho de confessar que não sou grande adepto do futebol, mas claro que respeito quem segue aventurosamente o seu clube, no entanto não se pode negar que o futebol é algo que é transversal a todos.

Nos últimos anos temos assistido, associado ao futebol, casos de violência repugnáveis e que também têm levado o nome de Portugal ao mundo, mas pela negativa, pois para além do caso da academia de Alcochete e agora do caso de alegado racismo em Guimarães, todos os fins-de-semana assistimos a grandes operações de segurança em volta de jogos de futebol.

Certamente está a perguntar, mas… o que tem isto a ver com um site informativo e noticioso sobre a temática tauromáquica? Eu respondo, tem tudo a ver!

Antes de começar a explicar volto a dizer que o que aconteceu este domingo é repugnável e vergonhoso, pelo que deixo bem claro que condeno veemente qualquer tipo de racismo!

Agora sim passo a explicar, o que tem este tem a ver com a Tauromaquia. Com maior intensidade nos últimos anos, a Tauromaquia tem sido atacada por movimentos animalistas e mesmo por certos partidos políticos, por estes alegarem que a Cultura Tauromáquica transmitia, a quem a ela assistia, violência e valores negativos. Estes movimentos anti-taurinos têm feito tudo para que a legislação penalizasse a Cultura Tauromáquica por esta alegadamente não respeitar certos direitos fundamentais, tendo o ataque mais recente sido a subida do IVA dos espectáculos tauromáquicos.

Posto isto, e num momento em que o país se sente envergonhado por algo que se passou num estádio de futebol, é altura de começar a chamar à realidade quem atenta contra a Cultura Tauromáquica, e que a ela lhe agregam a palavra violência.

Ora, pelas arenas portuguesas já passaram toureiros de várias nacionalidades, cores e até mesmo etnias e alguém ouviu alguma palavra racista vinda das bancadas? Penso que não!

Outra questão, quando se realiza algum espectáculo tauromáquico as forças de segurança montam alguma operação de modo a garantir a segurança dos espectadores? Penso que não, o que acontece nas praças de touros é um patrulhamento normal, como acontece noutro evento devidamente legalizado. Ah! E ainda há outra diferença! As grandes operações de segurança nos exterior e até mesmo no interior dos estádios de futebol, que até pode ser paga pelos clubes, mas jamais veremos tal aparato numa praça de touros.

Outra das situações, que têm acontecido com frequência, é verem-se famílias nas televisões, com crianças, saírem dos estádios apavoradas, dada a violência que acontece no interior dos recintos desportivos.

Podem alguns agora dizer, mas nas bancadas de uma praça de touros já houve cenas de pancadarias… Certo, já houve, mas é algo que pode acontecer em qualquer festa onde há grandes multidões e onde se juntam várias pessoas que podem ter reacções distintas e claro onde podem haver pessoas com um copinho a mais, mas jamais essas cenas evoluem para algo mais sério, como digo, são apenas cenas…

Algo que também me choca e não deixa de ser curioso é a actuação das entidades políticas, reagem praticamente de imediato assim que recebem uma denuncia anónima contra a cultura tauromáquica, mas quando se trata de casos graves e de crimes ocorridos no futebol pouco ou nada acontece, numa atitude passivista. Embora, relativamente ao caso deste fim-de-semana já meio mundo tenha vindo opinar, sugerir, criticar…até altas patentes do estado.

É frequente ouvir os deputados do PAN e os membros de associações de defesa dos animais , questionarem-se como é possível em pleno século XXI ainda existem espectáculos como as touradas e eu agora questiono, como é possível em pleno século XXI vermos tantos actos de selvajaria em recintos desportivos?

E atenção, neste meu artigo apenas estou a referenciar os actos de violência em jogos de futebol de equipas séniores, mas podia aqui também falar os jogos de futebol de crianças onde os pais colocam pressão psicológica nas crianças e também é grande a violência durante os jogos…

Volto a afirmar que nada me move contra o futebol, nem contra qualquer desporto, desde que haja fair-play!

Mas comparando com a Cultura Tauromáquica digam-me onde há mais violência? Onde é que as crianças podem ferir as suas susceptibilidades? Deixemos de hipocrisias e digam de uma vez por todas, que de certeza não será na Cultura Tauromáquica.

Redação

Recent Posts

Pérez e Zulueta a ombros na matinal de Olivenza

Segunda novilhada da feira taurina de Olivença, uma novilhada com a coqueluche dos novilheiros e…

1 mês ago

Olivença: Em tarde cinzenta, Talavante brilha e corta três orelhas

Primeira corrida de duas da feira de Olivença 2024. Um cartel monstro com José Maria…

1 mês ago

Olivença abriu Feira Taurina com novilhada

A feira Taurina de Olivença inaugurou esta sexta feira dia um de Março com uma…

1 mês ago

Feira de Olivença ja no próximo fim-de-semana

A localidade fronteiriça de Olivença acolhe, nos dias 1, 2 e 3 de março, uma…

2 meses ago

Os benefícios da revolução digital

A revolução digital já não é uma possibilidade, mas sim uma realidade. Há sinais na…

2 meses ago

Tomas Bastos debuta com picadores em Olivença

Foi recentemente apresentado em Portugal o debute com picadores de Tomás Bastos que se realiza…

2 meses ago